Três anos de protagonismo feminino: Comissão Semeadoras do Agro celebra conquistas e homenageia mulheres inspiradoras
- Virtualize Tecnologia
- há 7 dias
- 3 min de leitura
Evento realizado na FAESP mostra o protagonismo de mulheres e suas conquistas diárias com coragem e determinação na busca por espaço e reconhecimento no agro.


Na manhã desta segunda-feira (31), a Comissão Técnica Semeadoras do Agro celebrou seu terceiro aniversário com uma solenidade que também marcou as comemorações pelo Mês da Mulher, reuniu líderes do setor agropecuário e autoridades para homenagear mulheres que fazem diferença no campo e na sociedade.
A cerimônia foi aberta por Tirso Meirelles, presidente do Sistema Faesp/Senar-SP. Também fizeram parte da mesa da solenidade Eneida Ramalho Paschoal, presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Bonito e vice-presidente da Faesp; Juliana Farah, presidente da Comissão Semeadoras do Agro e do Sindicato Rural de Mineiros do Tietê; Marcio Antônio Vassoler, presidente do Sindicato Rural de Tupã e diretor 1º secretário da Faesp; Pedro Lucchesi, presidente do Sindicato Rural de Avaré e diretor 1º tesoureiro da Faesp; e Roberto de Lucena, secretário de Turismo do estado de São Paulo. Toda a diretoria executiva da Faesp compareceu ao evento.
A solenidade teve um início com a execução do hino nacional em acordeão, interpretado pela instrutora Carina Chaves, do programa de Acordeon do Senar-SP. Em seguida, os discursos de Tirso Meirelles, Marco Vinholi (diretor técnico do Sebrae-SP), do secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, e da presidente da Comissão Técnica Semeadoras do Agro, Juliana Farah, destacaram a importância da presença feminina no agro e os avanços conquistados pela Comissão.
“É notável o trabalho que as Semeadoras realizaram nesses três anos, mostrando o quanto as mulheres estão cada vez mais relevantes no campo e colocando-as em evidência, com a preocupação também de levar a elas saúde física e mental”, disse Tirso Meirelles.
A presidente das Semeadoras do Agro, Juliana Farah, ressaltou o trabalho em equipe das mulheres que fazem parte da Comissão, que desde sua fundação em 2022 já realizou mais de 200 eventos em cerca de 140 cidades, com o envolvimento de mais de 100 sindicatos rurais, além dos dois grandes encontros estaduais.
“Mostramos para as mulheres das cidades que visitamos que elas não estão sozinhas. Fazemos elas descobrirem sua força interior, que faz com que elas possam se tornar o que quiserem ser. E quando uma mulher chega a uma posição de liderança no campo, temos de aplaudir, pois ela está abrindo caminho para que outras possam se tornar líderes também”, disse Farah. Ela anunciou durante o evento o lançamento do novo programa do projeto Semear é Cuidar que envolve prevenção ao câncer de colo do útero, uma iniciativa que reforça o compromisso do Sistema Faesp/Senar-SP com a saúde da mulher no campo.
A celebração também foi marcada pela entrega da Medalha de Honra ao Mérito – A Semeadora, concedida a mulheres que têm contribuído significativamente para o fortalecimento do agro e da sociedade. Foram homenageadas a professora e produtora rural Ivelle Aparecida Lacerda Meirelles; as senadoras Tereza Cristina e Damares Alves; a ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do Brasil, Cristiane Rodrigues Britto; a deputada estadual paulista Edna Macedo; a vereadora paulistana Sonaira Fernandes; a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá; a primeira-dama do estado de Goiás, Gracinha Caiado; e a primeira-dama da cidade de São Paulo, Regina Nunes. A escolha dos nomes das homenageadas foi conduzida pelo presidente emérito da Faesp com uma comissão formada por jornalistas e advogados.
A Comissão Semeadoras do Agro segue sua trajetória de impacto e transformação, inspirando novas gerações e consolidando-se como um pilar essencial para o desenvolvimento do setor.







Comments